quarta-feira, 28 de abril de 2010

Degustação: Paulaner Salvator



Uma lagger bock, de estilo doppelbock (ou double bock) da cervejaria Paulaner (www.paulaner.de). Esta cerveja tem teor alcoólico de 7,9 ABV (Alcohol By Volume), e uma cor vermelha forte, puxando para marrom. Seu cheiro lembra melado e seu gosto é encorpado e não muito doce. Tem gosto residual frutado e amargo, porém muito refrescante.
Esse é o tipo de cerveja que sempre se deve ter em casa.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lagers e Ales

Olá!

Apesar de adiar ad infinitum escrever sobre cerveja, resolvi sentar e finalmente escrever. Não sou um expert, nem tão pouco um leigo qualquer, mas quero dividir o que eu sei, e o que eu bebi com vocês.
Para começar vou falar sobre as duas grandes famílias de cervejas: Lagers e Ales.
A diferença básica entre as lagers e as ales é no tipo de fermentação. As lagers fazem fermentação baixa, com temperaturas baixas, que chegam a ser até 2°C. Já as ales tem fermentação alta e podem ser feitas à temperatura ambiente.
Quando se fala em fermentação é em relação às leveduras (falarei disso em um outro post). Quando a levedura realiza a fermentação, que é a transformação de açúcar em álcool, ela o faz na parte de cima, o que geram Ales, ou ela afunda, literalmente, no tanque, e realiza essa transformação no fundo do tanque, e que gera as lagers.
Existem, obviamente, outras diferenças entre elas, mas como existem as exceções que confirmam a regra, prefiro falar sobre isso depois.
Dentro de cada família temos vários ramos. As lagers se dividem nas Bocks, Dortmunders, Dunkels, Malzbiers, Müncheners, Oktoberfests, Pilseners, Pales e Porters. As ales se dividem em Abadias, Altbiers, Barley Wines, Bitters, Brown Ales, Kolshs, Lambics, Pale Ales, Rouchbiers, Scottish Ales, Stouts e Weissbiers. Dentro das ales eu incluo as Champenoises, que são cervejas cuja maturação é feita no estilo champenoise, ou seja, como se fazem os champanhes. Esse estilo é conhecido como Bière Brut. Eu vou falar de cada um desses “ramos”, um por um, em outras oportunidades.